COUDELARIA











PREFÁCIO

O MELHORAMENTO DO CAVALO LUSITANO – Uma PAIXÃO  restrita  só a pessoas que tenham a sensibilidade e a dedicação de décadas que com a escola da experiencia e do trabalho árduo obtenham  assim o conhecimento para atingir os objectivos traçados .

OBJECTIVOS esses que no nosso entender realçam as mais nobres características ancestrais do nosso cavalo LUSITANO – CORAGEM, CARÁCTER, BELEZA e FUNCIONALIDADE.
-o TOIRO: O único animal verdadeiramente bravo, animal esse que partilhando e coabitando com o cavalo LUSITANO, é juiz máximo de selecção levando, o cavalo LUSITANO ao limite da utilização das suas capacidades físicas e psíquica:
Senão vejamos - O Toiro com a sua seriedade exige do Cavalo prestações físicas, e psíquicas  que levam o Cavalo ao limite máximo da exigência da força , flexibilidade aliada a uma necessidade excepcional da coragem e resistência ao desgaste psíquico que o toiro imprime no cavalo durante uma lide .
Bebendo desta experiência de décadas, e servindo-nos de base desse limite máximo ; O nosso trabalho todos os dias vai no sentido da obtenção do Cavalo que idealizamos com a FORÇA necessária, a FLEXIBILIDADE  exigida e com a NOBREZA e CARACTER capaz  de proporcionar um desempenho acima da média em qualquer modalidade equestre.
Pergunto-me a mim mesmo no âmbito desta profunda exigência,” se algum dia conseguirei alcançar o que tão humildemente me proponho “
Serão os CAVALOS, os CAVALEIROS e o PUBLICO, que deles desfrutam que poderão ajuizar e complementar a minha paixão.

Para eles o meu eterno e sincero respeito .

 

HISTÓRICO

Esta coudelaria iniciou-se em 1981 tendo na sua base um grupo de éguas da coudelaria do Mouchão da Póvoa .
Estas éguas foram beneficiadas durante 8 anos por 2 garanhões de ferro MANOEL VEIGA          : “ZAPATA “ filho do “Nilo “ e  o  “ GAIO “ filho do  “ UNIVERSSO “ .
Em 1990 foi introduzido na coudelaria o garanhão “ ELEITO “  de ferro MANOEL COIMBRA              ,que foi campeão dos campeões em 1990 na feira da GOLEGÃ montado pelo cavaleiro João Cerejo.
No ano de 2000 e 2001 exprimentou-se o garanhão  “ NAMORADO “ ,com o ferro do Marquês da Graciosa ,filho do  “ DANUBIO “ CAMPEÃO DOS CAMPEÕES 1992/3 . “ NAMORADO “ foi considerado o melhor cavalo de toureio debutante de 2001montado pelo cavaleiro João Cerejo , atribuido pela A.P.S.L.
Com vista à obtenção dos objectivos traçados  foram adquiridas 4 éguas com dimensão e morfologia capaz de atingir os objectivos pretendidos: “ JACA “ ferro OLIVEIRA MARTINS neta do célebre “BAFEJADO “  , “ PANÓPLIA “ ferro CALHEIROS FERREIRA ,filha do famoso “ NOVILHEIRO ” , “ GUAPA “ ferro SOCIEDADE das SILVEIRAS filha do “PAGODE “e “UTRERA “ ferro OLIVEIRA MARTINS filha do “  ORTEGA “ e neta do “ NOVILHEIRO “
A partir desta data 2002 começa a ser introduzido fortemente na coudelaria a carga genética do célebre “ NOVILHEIRO “ considerado um dos melhores cavalos do mundo .
“ NOVILHEIRO “  no nosso entender ,o melhor embaixador e o melhor cavalo lusitano de todos os tempos . Deixamos aqui o nosso apelo ; Para quando  uma homenagem publica e tão merecida a este magnifico cavalo .
Assim neste grupo novo de éguas apartir de 2001 são utilizados 2 garanhões filhos do Novilheiro   ; o “ ORTEGA “  com provas dadas e uma carreira tauromáquica internacionasl enorme e intensa com o cavaleiro João Cerejo ; e o  “ LEQUE “ também com provas dadas  com uma carreira tauromáquica  enorme internacional com o cavaleiro João Cerejo.
Em simultâneo apartir de 2002 è utilizado o garanhão “ LYKEIOS “ ( conhecido por “LATINO “ ) no grupo de éguas de descendência dos garanhões veiga “ ZAPATA “ e “ GAIO “
Este garanhão “LYKEIOS“ ,puro Andrade  filho do “DAYAK” com um porte imponente com andamentos acima da média com grande amplitude na passada e muita suspensão.
Teve uma grande carreira tauromáquica internacional com o cavaleiro João Cerejo.
EM 2010 são beneficiadas algumas équas  com “OTARIO “ filho do célebre “ TRINCO “cavalo do cavaleiro Joaquim Bastinhas  filho do “ FIRME” .

Em 2011 começa a ser introduzido na coudelaria a geneologia do célebre “ HOSTIL “ cavalo recomendado pela A.P.S.L e com enumeras provas dadas no ensino a nivél nacional e internacional ; Através da utilização de dois seus filhos : o “ REAL “ ferro Borba , e o “ ADAGIO “ de ferro  Vinhas.

 

PROJECTO

- Além  do objectivo exposto no prefácio , o projecto engloga
- Desbaste e ensino de cavalos
- Estagios  para cavalos e Cavaleiros- recebemos cavalos para teste e evolução  em diversas modalidades  da equitação –   desbaste
» ensino
» toureio


- Comercialização de cobrições com inseminações nas nossas instalações ou nas do cliente
- Recebemos éguas  nas nossas instalações
- Organização de passeios equestres e romarias

 

ESTRUTURA

É neste ambiente que criámos no no CASAL da CAPELA  , uma vasta  estrutura propriedade da Sociedade Agro Turismo da Mandanha , com capacidade e condições para desenvolver o projecto atingindo os objectivos.

A E strutura é composta por :
- 25 boxes para alojamento de cavalos
- 2 picadeiros cobertos , um de 14 m por 12 m , e outro de 14 m por 30 m
- um tentadero de alvenaria com trincheira de 33 m de diâmetro
- uma  Carriere exterior com medidas oficiais
- 30 hectares de padock´s  para parqueamento da coudelaria

 

EQUIPA

JOÃO PEDRO CEREJO
- CAVALEIRO TAUROMÁQUICO  PROFICIONAL com carteira profissional nº  ------   emitida pelo IGAC em ----/---/---

FREDERICO VALE
- MONITOR COM CURSO DE ABRANTES c/ diploma nº ------- de -- /---/--

DEPARTAMENTO VETERINÁRIO
- Medecina geral  e especializada
Dr. RUI MENDES


- Assistência à reprodução-inseminação e contôle de gestação
Dr. MIGUEL SETA CARVALHO

Assistência Diaria de Ferração por
MARTINHO
Cocheiro de Serviço Permanente
Pury Vallery